segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vou casar, por onde começar a organizar?


Antes de pensar em casar reflita, você se imagina muitos e muitos anos da sua vida ao lado do seu noivo(a)? Vocês se imaginam ficando velhinhos juntos?
Casamento, antes de tudo, é uma celebração ao amor. Nós mulheres as vezes sonhamos tanto com os detalhes, que a instituição casamento acaba ficando irrefletida. Se suas respostas foram sim para as duas primeiras perguntas, vamos para a próxima etapa.


Vocês já moram juntos? Irão adquirir um imóvel? Vão locar?
Para quem ainda não mora junto recomendo que a busca pelo imóvel e todo o processo de mudança, mobília e decoração não seja feito junto com a organização do casamento. Por quê? São dois momentos muito esperados da vida do casal. Ambos demandam tempo, pesquisa, acompanhamento e um bom investimento. Se tiver que optar, escolha o imóvel primeiro. Lembre-se: quem casa quer casa!

Vamos ao guia?
Os parênteses ao lado de cada item são para você ir sinalizando o que já está ok em seu check list.

Um ano e meio antes 

Esta é para as noivas que vão optar por um destination wedding e para noivas que tem um grande número de convidados que moram em outras cidades. Normalmente para estas situações elege-se um feriado para a melhor programação da viagem. E em feriados há uma maior procura pelos locais para recepção. O ideal é escolher um hotel, onde você possa hospedar seus convidados e fazer a festa no mesmo local. Isso garante a comodidade e a segurança dos convidados que poderão aproveitar a festa sem precisar voltar dirigindo. Para estas opções programe-se com um ano e meio de antecedência para garantir o local na data que você deseja.

Um ano antes 

 Hora de começar a programar o grande dia. Uma questão importate, a família irá ajudar com os custos do evento? Se sim, hora de comunicar as famílias da decisão dos noivos e ter um norte de quanto poderão investir.


Por onde começar?

Pela lista de convidados. Isso ajuda a definir o tamanho do local e a dimensão do orçamento. Lembre-se que muitos fornecedores cobram pelo número de convidados.
Com uma média deste número você pode pensar em uma data e ir em busca do local (confira AQUI nosso guia com todos os itens a serem verificados), assessoria e iniciar a pesquisa dos demais fornecedores. Lembre-se da importância de uma assessoria ou cerimonialista nesta hora, ela irá te orientar nas escolhas e decisões com os fornecedores.

De 11 a 9 meses 

(    ) Pesquise em revistas, livros, eventos e claro, internet. Faça sua pasta de inspirações para que tenhas um perfil do que desejas em seu evento em termos de decoração, estilo da festa, itens que consideras importantes e que não abre mão, e coisas que você adoraria mas que não é prioridade. Com essas inspirações você consegue direcionar melhor os fornecedores para fazer orçamentos e conhecer o trabalho dos que pretendes contratar. Lembre-se sempre de contar com sua assessora para dúvidas e indicações.

(     ) Junto com sua pasta de inspirações, faça uma pasta para colocar os contratos e recibos. Além de uma planilha de custos.

(    ) Fornecedores que devem ser contratados primeiro: Local (da cerimônia e recepção), buffet e bebidas, fotógrafo, decoração, animação (banda, escola de samba, dj, músicos...) estes normalmente tem o maior custo.

8 meses

(    ) Fornecedores encaminhados, hora dos noivos começarem a cuidar de si. Dieta? Academia? Peeling? Dentista? Vais deixar os cabelos crescerem para ter mais opções de penteado? Médicos e exames pré nupciais. A hora de iniciar é agora.

(    ) Noiva que não está em forma e pretende usar um vestido mais ousado e estar linda no grande dia deve estabelecer com o auxilio de um profissional uma dieta e exercícios. Depois de estabelecida a meta da dieta comece a buscar seu vestido, bem como os profissionais de beleza, cabelo e maquiagem.

(    ) Comece a definir os padrinhos.

(    ) As noivas de destination wedding e que terão convidados de fora devem começar a preparar o save de date para que os convidados comecem a se programar para a viagem.

6 meses

(    ) Comece a ir em busca da lua de mel, lembre-se que passagens e hospedagens quanto mais antecedência melhores poderão ser as tarifas.

(    ) Terás dia da noiva? Lembre-se de ir pessoalmente ao local para conhecer e se certificar dos serviços que terás no grande dia.

(    ) Hora de convidar os padrinhos e pajens. Ofereça um mimo no pedido e, se já tiveres definido o perfil do evento e dos trajes também já os informe sobre estes detalhes. Especialmente para as madrinhas já irem definindo seu vestido.

(    ) Informe-se sobre o processo do casamento civil e já comece a dar andamento.

5 e 4 meses

(    ) Deguste o cardápio no buffet e defina as bebidas. Para quem é do Sul é comum trazer bebidas de free shops nas fronteiras. Essa é uma boa hora para iniciar as compras, lembre-se que nestes locais há cotas de compras.

(   ) Hora de ir em busca do bolo e dos doces. Lembre-se que os mais bonitos nem sempre são os mais gostosos. Ah, inclua também tradicionais bem casados, quem não é fã de bem casado os macarons são uma boa opção de substituição.

(    ) Envie os save the date se o evento será na cidade que você mora e comece a definir a papelaria. Qual será a arte? Haverá logo dos noivos? As empresas que fazem pacotes normalmente tem tarifas mais em conta para esses produtos.

(    ) Hora de começar a escolher os convites e o site do casamento. Se não quiser investir em um site crie um blog com orientações importantes como um mapa do local da festa, indicação de hotéis e cabeleireiros para os convidados de fora, indicações de trajes, além da história dos noivos e fotos de momentos especiais do casal.

(    ) Já pensou nas lembrancinhas? Hora de encomendá-las, pois dependendo do mimo que você irá oferecer as empresas precisam de tempo para a produção.


3 meses

(    ) Chá de lingerie? Chá bar? Chá de panela? Seja qual for a sua escolha é uma boa hora para começar a organizar. Já recrute as madrinhas para este momento.

(    ) Defina a lista de presentes e as lojas que irás indicar no convite. Para os casais que já moram juntos, uma ótima ideia é pedir ao invés dos presentes tradicionais, doações para uma casa de caridade. Escolha uma instituição para doar, vá até lá e veja quais são os itens que eles mais precisam e coloque no cartãozinho junto com o convite a indicação para os convidados.

(    ) E o traje do noivo? Será locado? Comprado pronto? Feito sob medida? Hora de ir atrás do modelito, para que caso sejam necessários ajustes que tenha tempo hábil até o dia do casamento.

(    ) Terá dança dos noivos? Os dois dançam bem? Gostaria de uma coreografia especial? Hora de ir buscar uma academia ou um serviço especial de dança dos noivos para ir ensaiando os passos e surpreender os convidados no dia do evento.

(     ) A lua de mel será em outro país? Você já verificou a documentação que irá precisar? Passaporte está em dia? Precisa fazer alguma vacina? Verifique todos estes detalhes com antecedência.


2 meses

(    ) Você já escolheu seus acessórios? Brincos, sapato, adorno do cabelo? Se ainda não tiver definido a hora é agora. Quando escolher o sapato use-o em casa algumas vezes para ir amaciando. Lembre-se que sapato novo costuma machucar e você certamente não pode, nem irá, ficar com os pés machucados no grande dia.

(    ) Prova de doces? Degustação do cardápio? Você já experimentou tudo o que vai servir?
As vezes os noivos desfrutam mais na degustação do que no dia do evento.

(    ) Qual carro irá levá-la ao evento? Se irá locar algum carro especial lembre-se de ir em busca e verificar se ele chega ao local. Por exemplo, para quem sonha em casar na capela da Lagoa da Conceição em Florianópolis tem que ter consciência que não é qualquer carro que sobe até lá, especialmente em dia de chuva.

(     ) Você irá fazer o ensaio fotográfico? Busque o local, as inspirações se será temático e pense em figurinos neutros. Lembre-se que esse ensaio será para vida inteira, mais vale um vestido neutro  e elegante do que aquele modelito over carregado de acessórios. O mesmo vale para os homens, peças claras e clássicas são melhores que aquela pólo listrada com uma bermuda cheia de detalhes.

(    ) Você já definiu o local onde irá passar a noite de núpcias? Comece a pesquisar e providencie a reserva. Se você quer algo especial já reserve com antecedência para não correr o risco de não ter disponibilidade na data.


1 mês

(   ) Marque a prova do vestido, para ver se precisará de algum ajuste. Aproveite e marque no mesmo dia a prova da maquiagem e do cabelo. No dia desta prova você terá uma prévia de como estará no dia do seu casamento. Se estiver em dúvida com os acessórios, véu, tiara, flores, brincos, aproveite que este é o momento de tirar a dúvida com o seu cabeleireiro.

(    ) Faça a escolha da trilha sonora, as músicas da cerimônia, da entrada dos noivos na recepção e todas aquelas que não podem faltar na sua festa.

(    ) Marque uma reunião operacional com todos os seus fornecedores no local do evento para alinhar os detalhes. Se você não estiver contando com a ajuda de uma assessora, lembre-se de fazer um check list com as coisas que são fundamentais para orientar seus fornecedores. Se criar um roteiro da festa, lembre-se de deixar cópia com os músicos, dj, fotógrafo, filmagem, maitre e outros que farão parte da equipe no dia!

(    ) E as alianças? Noivo já cuidou disso? Vão usar as mesmas do noivado? Lembrem-se de polir e gravar os nomes e a data, se ainda não tiver. Se forem comprar alianças novas façam antes do casamento os ajustes e as gravações.


15 dias antes

(   ) Você contratou um serviço de R.S.V.P.? Como estão as confirmações dos convidados? O serviço de R.S.V.P. ativo nas semanas que antecedem o evento costumam ser eficazes para que tenhas o fechamento do número de convidados.

(    ) Se achar necessário marque o ensaio com o cortejo no local da cerimônia. Nesse mesmo dia você pode oferecer uma pequena recepção para os pais e padrinhos para que todos possam se conhecer e se integrar e também para curtir esses eleitos com papel tão importante na vida do casal.

(    ) Contate o buffet e atualize o número de convidados. O número de confirmados é sempre diferente do número da lista de convidados.

(    ) Terás um celebrante? Combine com ele os detalhes, as passagens que achas importante registrar e alguma possível homenagem.

(    ) Façam uma despedida de solteiro(a) com os amigos. Mas lembrem-se de não abusar, não aprontem neste dia nada que possa criar um mal estar com seu noivo (a).

Na semana do casamento

(    ) Contate seus fornecedores ou sua assessora para ver se todos os detalhes e tratativas estão alinhados.

(    ) Marque depilação, sobrancelha. Não deixe para fazer no seu dia da noiva, pois neste dia você deverá relaxar e não ficar sofrendo com ceras e depilações.

(    ) Escolha um dia para deixar o celular desligado e ficar em um cantinho inspirador para escrever os votos. Se não trocarem votos, então, escreva uma carta e mande entregar ao seu amor cedinho no dia do casamento de vocês!

(    ) Detalhes íntimos. Escolha a lingerie da noite de núpcias, faça também uma pequena malinha com itens de higiene pessoal, uma muda de roupa para levar para o local onde vocês irão depois da festa. E já deixe pronta sua mala para a lua de mel, juntamente com os documentos das reservas e passaporte.

(    ) Noivo, marque cabeleireiro, barbeiro, manicure. Faça sua malinha para a noite de núpcias e arrume sua mala para a lua de mel.

(    ) Programe em seu banco um saque em dinheiro para pagar os fornecedores no dia. A maioria pede que os pagamentos sejam feitos em espécie. Se você estiver contando com uma assessora passe a ela todos contratos e os valores que ainda devem ser acertados no dia. Lembre-se de pedir os recibos.

(    ) Combine com seus fornecedores sobre a entrega do vestido e do buquê.

No dia

Você está há um ano cuidando e preparando para o dia de hoje. Sua única missão para este dia é desfrutar de tudo o que você planejou. Descanse, mantenha-se tranquila e confiante.

 Reafirme o SIM ao amor da sua vida. Lembre-se que é muito mais válido ser espontânea do que ser formal, a felicidade não segue protocolos, por isso estampe em seu rosto sorrisos sinceros, tire muitas fotos, abrace seus convidados, se esbalde na pista e desfrute de cada segundo de um dos dias mais felizes da sua vida.


Dicas by Nicole Nazer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe ideias, comente o que você achou deste post!